A coluna ‘Quem faz a GAT’ dessa semana apresenta o papel do profissional de tecnologia da informação dentro do prestador de serviços logísticos, armazenagem e transportes. O boomeranger Carlos Nogueiracoordenador de TI, conta sua experiência, trajetória de carreira e expectativa para o futuro.

 

Um nerd com muita cafeína no sangue. Carlos é tão apaixonado por café que brinca ter um sangue formado por metade glóbulos brancos e outra metade puro café.

Por essa razão já se aventurou no empreendedorismo sendo dono de cafeteria. Mas, foi na TI (tecnologia da informação) que Carlos Nogueira construiu uma carreira de sucesso.

O início de tudo foi com programação de computadores em 1988. Fez curso técnico e depois processamento de dados. Passou por pequenas, médias e grandes empresas, atuou nas indústrias metalúrgica e de peças para caminhões:

“Logo no início passei por boas experiências desenvolvendo, por exemplo, um sistema de folha de pagamento para o antigo departamento pessoal.”

Durante muito tempo atuou, também, como empreendedor, desenvolvendo sistemas para diversas áreas até, finalmente, entrar para a logística e não sair mais.

Ingressou no time de boomerangers da GAT Logística, há sete anos, com a missão de apoiar a implementação e ampliação dos sistemas de backoffice, frota e transporte que ainda não tinham o nível de integração desejado. O processo passou pelo mapeamento, identificação das necessidades, escolha do ERP (sistema integrado de gestão empresarial), implementação, ajustes e treinamentos.

Depois disso passou a realizar melhorias nos processos de faturamento, no WMS (Warehouse Management System – Sistema de Gerenciamento de Armazém) sistema de armazenagem e controle de estoque.

Atuação no departamento de tecnologia da informação

Atualmente realiza a administração dos sistemas transacionais e de automatização, compreendendo as áreas operacionais de frota, transportes, WMS e administrativas como cobrança, contas a pagar, gestão financeira e fiscal, além dos sistemas de apoio estratégico e tático como painéis com indicadores de business intelligence.

Dicas para quem deseja trabalhar com TI

“Minha dica é iniciar conhecendo as diversas áreas de atuação que a TI tem hoje. Antigamente a área se resumia a computação e programas, hoje tem muitas vertentes, por isso é importante conhecer e se aprofundar nas áreas de maior interesse”. Carlos conta, também, que existem muitos cursos abertos e gratuitos que são excelente oportunidade para experimentar as diferentes possibilidades.

Eu e a GAT

“Me identifico profundamente com o valor da GAT de comprometimento, porque considero ser o melhor caminho para a construção e consolidação de uma reputação sólida”.

Futuro

Para o futuro Carlos conta que quer seguir contribuindo com o crescimento da GAT Logística: “A GAT construiu uma identidade forte e marcante no mercado, meu desejo é seguir ajudando a consolidar cada vez mais essa reputação”.

Conheça o trabalho administrativo de vendas para o transporte rodoviário de cargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *