GAT Logística inicia operação com frota movida a GNV e biometano

A GAT Logística, companhia nacional de soluções em Logística Integrada, passou a operar com carros movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano neste mês de novembro. A novidade é parte do compromisso da empresa com a redução dos impactos ao meio ambiente, além de dar início ao uso das tecnologias que irão suportar o futuro do transporte no Brasil.

O início das operações com a frota de veículos movidos por fontes de energia menos poluentes é fruto dos investimentos da GAT em ações de ESG (Ambiental, Social e Governança) e de boas práticas de mercado.

Os novos veículos da marca Scania, modelo RH 410 A 6X2 22/22, farão parte das operações de lotação e transferências nas rotas entre a matriz da GAT em Guarulhos (SP) e as filiais no Rio de Janeiro e em Betim (MG).

O caminhão movido a GNV, por exemplo, emite 17% menos CO2 na atmosfera, além de proporcionar uma redução de 95% de material particulado, em comparação com veículos a diesel. Já o biometano é 100% renovável, pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes na comparação com a gasolina e, ainda, previne o lançamento de metano na atmosfera, um dos vilões do aquecimento global.

Durante o Salão de Veículos Comerciais de Hannover, realizado em setembro deste ano, a própria Scania sinalizou que o GNV virá antes da propulsão 100% elétrica. Alguns importantes nomes da indústria de caminhões devem adotar o gás natural veicular (GNV) como fonte de propulsão para os próximos anos no mercado brasileiro.

De acordo com Anderson Massa, diretor Comercial e de Operações da GAT Logística, a empresa está investindo para cumprir com o plano de expansão definido para 2023:

“Nossa meta é um crescimento de 30% em todas as atividades de transporte e logística até o final de 2023. Por isso, os investimentos em veículos movidos a energias menos poluentes são fundamentais para nos mantermos atualizados e competitivos “, disse Massa.

O transporte rodoviário é o principal meio de movimentação de toda produção do País, tanto as empresas de logística quanto os clientes devem estar atentos às inovações voltadas para a sustentabilidade.

Sobre a GAT Logística

A GAT Fundada em 1994, a GAT Logística é uma companhia nacional de soluções em Logística Integrada, ou 3PL (third party logistics), que atende demandas de transporte e armazenagem por meio de soluções sob medida desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar. Com seis centros de distribuição estrategicamente localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a GAT oferece transporte de cargas fracionadas, granel e lotação utilizando frota própria diversificada com veículos do tipo VUC, TOCO, truck, carreta, bitrem, granel líquido, carreta frigorífica.

A matriz, situada no município de Guarulhos (SP), tem 76 mil metros quadrados, onde estão os armazéns destinados aos setores farmacêutico, FMCG (fast moving consumer goods), químico, petroquímico, inflamáveis e geral, com um total de 45 mil posições pallet e capacidade de movimentação por meio de 108 docas. A GAT mantém sistemas de segurança, com vigilância 24 horas e controle de acesso. Utiliza softwares TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System) de gestão de transporte e de estoque com acuracidade de entregas e de inventários superior a 99,9%. Realiza coleta de água e tratamento de efluentes.

Certificações

A GAT é certificada pela ISO:9001, atua com todas as licenças operacionais, de armazenagem e transporte de produtos químicos, fármacos e correlatos e inflamáveis. Tem sistema de combate a incêndio e sprinklers por toda extensão dos armazéns até as docas de recebimento e expedição. Também é certificada SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) e opera com bacia de contenção de derramamento de líquidos em dispositivos subterrâneos para a devida coleta, tratamento e destinação.

One thought on “GAT Logística inicia operação com frota movida a GNV e biometano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *