GAT Logística é membro do Programa de Logística Verde Brasil

Iniciativa estratégica reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental

A GAT Logística, companhia nacional de soluções em Logística Integrada, entrou para o seleto grupo de empresas membro do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), iniciativa que reforça e reflete o compromisso com a responsabilidade socioambiental.

A filiação ao PLVB, confirmada em outubro deste ano, faz parte do plano da GAT em ampliar as ações de ESG (Ambiental, Social e Governança) e fortalecer a cultura ambiental dentro da companhia. Esse programa busca consolidar e aplicar conhecimentos com o objetivo de reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa, em particular o dióxido de carbono (CO2), dos poluentes atmosféricos e também melhorar a eficiência logística e do transporte de carga no Brasil.

Segundo Jackeline Laruccia, gerente de SSMAQ da GAT, a filiação se deu principalmente pela representatividade do PLVB:

“Nossa expectativa é expandir ainda mais os conhecimentos e oportunizar melhorias já que o programa possibilita excelente networking e troca de experiências com os principais representantes do setor de logística e transportes do País”, disse Laruccia.

O PLVB, criado em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), trabalha com o desenvolvimento progressivo de um programa nacional de sustentabilidade logística que dá autonomia e treina embarcadores, operadores de transporte, prestadores de serviços logísticos e demais agentes do setor.

Para se tornar empresa membro a GAT Logística passou por um processo de seleção e de análise das boas práticas com os coordenadores do programa.

Segundo Márcio de Almeida D’Agosto, coordenador do PLVB, a entrada de um novo membro inclui a validação de três pilares que sustentam o programa. Os membros devem se comprometer com a participação efetiva em quatro workshops anuais e reuniões técnicas; são avaliados em 22 boas práticas; e, precisam atuar em conjunto compartilhando e consultando o programa sempre que necessário, já que o PLVB tem uma função orientativa muito forte.

“A GAT está participando de todas as atividades, já preencheu e validou nosso formulário com as 22 boas práticas e está totalmente apta e atuante no programa”, explica D’Agosto.

O Programa de Logística Verde Brasil tem 35 empresas membros, a maior quantidade de filiados desde a fundação do programa em 2016. A proposta do programa é oportunizar conhecimento e entendimento sobre ações de sustentabilidade com a máxima proximidade da realidade do Brasil e da logística nacional.

Sobre a GAT Logística

A GAT Fundada em 1994, a GAT Logística é uma companhia nacional de soluções em Logística Integrada, ou 3PL (third party logistics), que atende demandas de transporte e armazenagem por meio de soluções sob medida desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar. Com seis centros de distribuição estrategicamente localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a GAT oferece transporte de cargas fracionadas, granel e lotação utilizando frota própria diversificada com veículos do tipo VUC, TOCO, truck, carreta, bitrem, granel líquido, carreta frigorífica.
A matriz, situada no município de Guarulhos (SP), tem 76 mil metros quadrados, onde estão os armazéns destinados aos setores farmacêutico, FMCG (fast moving consumer goods), químico, petroquímico, inflamáveis e geral, com um total de 45 mil posições pallet e capacidade de movimentação por meio de 108 docas. A GAT mantém sistemas de segurança, com vigilância 24 horas e controle de acesso. Utiliza softwares TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System) de gestão de transporte e de estoque com acuracidade de entregas e de inventários superior a 99,9%. Realiza coleta de água e tratamento de efluentes.

Certificações

A GAT é certificada pela ISO:9001, atua com todas as licenças operacionais, de armazenagem e transporte de produtos químicos, fármacos e correlatos e inflamáveis. Tem sistema de combate a incêndio e sprinklers por toda extensão dos armazéns até as docas de recebimento e expedição. Também é certificada SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) e opera com bacia de contenção de derramamento de líquidos em dispositivos subterrâneos para a devida coleta, tratamento e destinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *