Retrospectiva 2022: GAT Logística celebra trilha de crescimento

Certificação ISO, aquisição de veículos GNV e biometano, treinamentos e cuidados com o colaborador marcam a retrospectiva 2022 na GAT

A GAT Logística, companhia nacional de soluções em Logística Integrada, teve um ano marcado por conquistas, realizações e investimentos.

As principais iniciativas da GAT em 2022 foram a certificação ABNT NBR ISO 9001:2015; a filiação ao Programa de Logística Verde Brasil (PLVB); a aquisição de carros movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano; os treinamentos de brigadistas e de motoristas; a continuidade dos Programas de Saúde Mental e Minha 1ª Rota; o plantio de mudas nativas na matriz; a criação e lançamento do Programa NGL (Nova Geração de Líderes); entre muitas outras.

No início do ano a companhia passou por auditoria, recebeu o nível de excelência e foi recomendada, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, para a certificação ABNT NBR ISO 9001:2015 atestando que segue o conjunto de normas internacionais e padronizadas na prestação de serviços de armazenagem, transporte e distribuição de produtos químicos (perigosos e não perigosos), petroquímicos e produtos de interesse à Vigilância Sanitária, na matriz em Guarulhos (SP).

Foram realizadas mais de 30 ações de responsabilidade socioambiental, de segurança e de valorização do colaborador, reafirmando os compromissos assumidos na Carta de Valores e semeando o terreno para o plano de expansão definido para 2023.

Cada uma das ações teve o objetivo de preparar a empresa e os colaboradores tecnicamente a fim de cumprir com a projeção de crescimento de 30% neste ano que se iniciou. Definitivamente, 2022 foi um ano de plantio e de investimentos na GAT Logística.

Segundo Danieli Guimarães, diretora de Gente & Gestão, SSMAQSC, entre as principais iniciativas está o plano da GAT em ampliar as ações de ESG (Ambiental, Social e Governança) e fortalecer a cultura ambiental dentro da companhia. “Para isso, é preciso preparar pessoas e processos muito antes de investir em equipamentos e tecnologias”, explica.

Dessa forma a empresa cria e mantém programas de treinamento e desenvolvimento, ações contínuas de reciclagem dos condutores, premiações e celebrações de datas fundamentais para o transporte e a logística. Conheça a seguir as iniciativas realizadas em 2022 pela GAT Logística.

Educação Corporativa e de Segurança

No mês de fevereiro foi realizado o treinamento da Brigada de Emergência, com instruções do coronel Alexandre Sirobaba, do Grupo de Ações de Emergências e Desastres (GAED). Os brigadistas foram treinados a respeito do tetraedro do fogo, classes de incêndio e classes de fogo, métodos de extinção e primeiros socorros.

Durante os meses de abril e maio, mais de 130 condutores, próprios e agregados, passaram por treinamento de reciclagem sob o tema Cinto de Segurança, Velocidade Compatível. Foram abordados temas como Plano de Atendimento a Emergências (PAE), manual do motorista, direção defensiva e fadiga. Os conteúdos foram ministrados pelas áreas de SSMA, Gente & Gestão, Qualidade e Transporte.

Incentivados pelo cliente Raízen, o time de Segurança do Trabalho realizou o Safety Day, um dia dedicado aos assuntos de segurança. Teve live com o cliente e jogos para fixação das informações e da importância do tema dentro e fora da empresa.

Foi instituída uma célula de SSMA dedicada especialmente aos motoristas. Dessa forma, por meio de uma grade de treinamentos e controle de documentação, a GAT Logística reafirma os cuidados com a segurança.

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho – SIPAT aconteceu no mês de julho com o tema ‘Prevenir é o Melhor Caminho’. Foram cinco dias de palestras e intervenções a fim de proporcionar mais consciência sobre a importância do autocuidado e da saúde do trabalhador.

 

 

Meio ambiente e sustentabilidade logística

A GAT entende que as questões ambientais devem ser prioridade de todos os setores da sociedade e, por isso, assumiu compromisso com a redução dos impactos ao meio ambiente.

Dessa forma, em 2022 a GAT passou a operar com carros movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano e deu início ao uso das tecnologias que irão suportar o futuro do transporte no Brasil.

Participou de ações como o Projeto Despoluir, com foco no desenvolvimento sustentável e Avaliação Veicular Ambiental que promove a regularização ambiental da frota.

Também se filiou ao Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) criado pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS), que trabalha com um programa nacional de sustentabilidade logística dando autonomia e treinando embarcadores, operadores de transporte, prestadores de serviços logísticos e demais agentes do setor.

Promoveu o Projeto Reflorescer com o plantio de 60 mudas nativas, de Jequitibá-rosa, Guanandi e Louro-pardo, dentro da matriz da GAT Logística, em Guarulhos, SP.

No Dia Mundial da Qualidade aconteceu o encontro dos Guardiões da Qualidade, time formado por integrantes de todas as áreas com a missão de cuidar da qualidade dos processos e dos serviços prestados.

 

Eventos internos e de reconhecimento dos colaboradores

A área de Gente & Gestão promove e mantém iniciativas de cuidado e valorização dos profissionais da companhia. Em 2022 idealizou e lançou o Programa NGL – Nova Geração de Líderes, com um olhar voltado para a preparação de sucessores em todas as áreas.

Sob o tema ‘Maternidade e Carreira’ cerca de 50 mamães participaram do encontro de Dia das Mães promovido com objetivo de refletir a respeito das autocobranças e do sentimento de culpa que acomete muitas mulheres.

Em maio aconteceu a Carta de Valores coletiva em celebração aos quatro anos da construção da Carta de Valores que endossa e expressa os valores praticados no desempenho diário das atividades da empresa.

Homenagens aos profissionais da logística com entrega de placa de 25 anos de serviços prestados e café de despedida. Evento no Dia do Motorista, dinâmica no Dia do Profissional de RH, Dia do Surdo. União e convívio dos funcionários em eventos temáticos como almoço Junino, café com os colaboradores que receberam promoção, espaço para assistir aos jogos da Copa do Mundo.

Mas antes da Copa e para preparar o clima, teve um campeonato de embaixadinhas engajando e envolvendo os colaboradores da matriz e das filiais.

A GAT realizou, ainda, um processo seletivo para os novos integrantes do Minha 1ª Rota, programa de aprendizagem que oportuniza vagas para Jovens Aprendizes.

Final de ano como já é tradição na GAT aconteceu a entrega do kit Natalino aos colaboradores.

Saúde Mental e meses coloridos

O Programa de Saúde Mental, iniciado em 2021, foi integrado à agenda de ações de saúde e bem-estar. Em parceria com o Sest Senat, a GAT realizou durante todo o ano palestras com temas voltados para autoconhecimento e entendimento das emoções, além de atendimentos individualizados com a psicóloga da entidade.

Os meses coloridos, aqueles voltados para saúde e segurança, estão sempre em pauta na GAT Logística.

Durante o Maio Amarelo, dedicado à segurança, cuidados e prevenção de acidentes de trânsito, os motoristas participaram de uma gincana passa ou repassa. O objetivo foi demonstrar os conhecimentos sobre as leis de trânsito, PAE, fadiga e direção defensiva. E teve premiação de kit churrasco para o vencedor da gincana.

O Setembro Amarelo abordou de forma delicada e cuidadosa o tema ‘Uma luz no fim do túnel’. O mês de prevenção ao suicidio teve depoimentos e relatos de pessoas que enfrentaram ou ainda enfrentam a depressão, a GAT ficou tomada de balões amarelos com mensagens de valorização da vida.

Em outubro, o mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa foi de palestras para todos os colaboradores, demonstrando que esse tipo de câncer também pode acometer os homens.

O Novembro Azul teve sintonia com a Copa do Mundo e o tema ‘homem que se cuida tem atitude de campeão’. O mês foi recheado de ações voltadas aos cuidados da saúde do homem. Foram realizados treinamento funcional de 15 minutos diariamente, dia de massagem, campanha da visão, teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

Com isso, a GAT Logística iniciou 2023 pronta para cumprir com o plano de crescimento e expansão seguindo as boas práticas de gestão e de relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade e, atenta aos cuidados com o meio ambiente.

4 thoughts on “Retrospectiva 2022: GAT Logística celebra trilha de crescimento

  1. Jessica says:

    Estou enviando meu currículo para uma oportunidade de emprego.
     Jessica Alves da Rocha 

    Dados Pessoais
    26 anos / Solteira
    Bairro: Santos Dumont, Jardim das Oliveiras II
    CEP: 07152786 Guarulhos SP 
    Celular: (11) 957034530
    Email:jessicaa823@gmail.com

    Objetivo:
        • Auxiliar de logística
        • Almoxarife
    • Inspeção de qualidade

    Qualificações:
    • Esforçada ,responsável, organizada ,Dinamismo e facilidade de lidar com o público e comunicação.

    Formação Acadêmica
    • Ensino Médio Completo

    Experiência 
          •Empresa : Polycar freios
    Cargo: Almoxarife
    Período:01/2022 a 09/2022
    controlar o estoque, entrada e saída de materiais, Verificar produtos que estão em falta e solicitar sua compra para reposição, Atender fornecedores, funcionários, Conferir as notas fiscais das mercadorias recebidas, organização e atender telefone.

         •Empresa: Kasfloor plus industrial e comércio
    Cargo: Operador de inspeção de qualidade
    Período:11/22 a 01/2023
    inspeciono o recebimento de matéria prima e organizo o armazenamento e movimentação de insumos, verifico conformidade de processos, libero produtos e serviços para outra etapa , trabalho de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade em cima de espessura,comprimento e aspecto .

  2. Thamirys Izabela lima de oliveira says:

    Meu nome é Thamirys busco uma oportunidade na sua empresa tenho 30 anos dois filhos, já trabalhei na bunz dois anos meio

  3. Edilson Rodrigues dos Santos says:

    Bom dia
    Estou enviando meu curriculum para analise.
    Julgo-me em plena capacidade de exercer as funções pertinentes ao cargo de Auxiliar de Expedição conferente/ ajudante entre outras áreas oferecido por vossa empresa. Coloco-me desde já a disposição para uma eventual entrevista e possível contratação.
    Agradeço antecipadamente a apreciação ao meu currículo.

  4. João Costa says:

    Olá me chamo João Costa, sou motorista Carreterio CNH A/E
    Estou na área de motorista carreteiro a 34 anos, com nenhum acidente na estrada em toda a minha carreira, todos os cursos pertinente a função estão atualizados; conheço principais cidades e rodovias do Brasil. Trabalhei com principais veículos: Volvo, i-shift e Manual – Scania, opticuise e Manual – Iveco, HI-WAV, HI-ROAD e Mercedes Benz, Actros. Implementos: sayder, silo, câmara fria, graneleira, baú, tanque, cegonha, Bitrem e Principais rastreadores: AUTOTRAC, SACAR e OMNILINK.
    Telefone celular 1198770-9310

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *