Tendo como premissa o total controle operacional, a GAT Logística, identificou a necessidade de substituir seu atual WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) em prol de uma ferramenta de gestão de armazéns confiável, que fornecesse indicadores de performance, centralização de informações, controle de estoques, rastreabilidade de produtos, agilidade e integração.  A escolha, após a análise de quatro ferramentas durante um mês, se deu pelo Store/WMAS da Store Automação, fornecedora de softwares orientados à logística.
A solução é um conjunto de operações automatizadas, utilizando códigos de barras, coletores de dados rádio frequência e troca eletrônica de Informações (E.D.I.), que visa aperfeiçoar o gerenciamento das atividades de almoxarifados, depósitos e centros de distribuição, de forma ágil, segura eeficiente.
De acordo com o gerente de sistemas da GAT, Emerson Garcia, “não é possível realizar operações logísticas sem o apoio de ferramentas eletrônicas de WMS”. A implementação do Store/WMS, segundo o executivo, corroborou para a perfeita administração e avaliação das operações, bem como para o repasse de importantes informações gerenciais aos clientes. “Seja uma simples troca eletrônica de informações para alimentação do site do cliente, o valor agregado do WMS é totalmente compartilhado”, pontua Garcia.
Para a base comercial da GAT Logística é fundamental que se tenha uma ferramenta que proporcione total controle, agilidade e segurança dos armazéns, pois, conforme explica o gerente, os processos e sistemas da companhia são periodicamente auditados pelos clientes. “Como fornecedor de serviço, somos a extensão da cadeia logística de nosso cliente”, explica Garcia.
A ferramenta, que está totalmente parametrizada e integrada ao sistema corporativo da GAT Logística, recebe informações dos módulos de recebimento, faturamento e estoques, processa-as em seu devido tempo e gera informações para atualizar as bases de dados da empresa. Com isso, ganha-se confiabilidade, controle total da movimentação de armazenagem, otimização dos espaços para a armazenagem e diminuição do tempo de execução dos processos.
“É fundamental ter uma equipe composta por profissionais capacitados, e processos bem definidos, mas, sem um software que possa prover a essa equipe ferramentas para o controle e gestão da operação, dificilmente haveria a garantia de excelência exigida pelo mercado”, completa o executivo.
A GAT Logística pretende evoluir o contrato com a Store e, para isso, o próximo passo, após fazer o roll out da solução para as unidades localizadas no Rio de Janeiro, Hortolândia, Marília e Ribeirão Preto, será o estudo de viabilidade do STORE/TMS, ferramenta de gestão de transportes.
Para o presidente da Store Automação, Wagner Tadeu Rodrigues, a GATLogística enriquece a lista de clientes da Store com dois segmentos fortes do mercado, lubrificantes e farmacêutico, mostrando que a ferramenta está totalmente aderente para atender a demanda de processos que exigem rastreabilidade e controle da informação na cadeia logística.
Sobre a GAT Logística – A GAT é um operador logístico com projetos dedicados a cada cliente para armazenagem e transporte de cargas. No mercado desde 1994, com sede na cidade de Guarulhos e filiais nas cidades Hortolândia, Ribeirão Preto, Marília e Rio de Janeiro. Possui certificado SASSMAQ e licença da ANVISA, CETESB e MAPA para atuar com produtos químicos e farmacêuticos inclusive de controle especial,entre outros. www.gatlogistica.com.br
 
Informações à Imprensa
FIRE Comunicação
www.firecomunicacao.net
Tel: (13) 3221-7007 / 3221-6550