Armazém próprio, terceirizado ou serviço de armazenagem in house

Qual a melhor opção para seu negócio?

A armazenagem é uma atividade determinante para o bom desempenho dos processos da cadeia logística. Por isso, definir estrategicamente a melhor opção entre armazém próprio, armazém terceirizado ou a contratação de um serviço de armazenagem in house se torna um passo primordial para a conquista do excelente desempenho logístico.

Sendo assim, para a definição de qual caminho seguir, ou mesmo, quando chegar o momento de reavaliar os processos e estudar a viabilidade de uma alteração na estratégia, procure avaliar alguns pontos citados a seguir.

Capacidade de armazenamento

É importante saber se o armazém, seja próprio ou contratado, tem espaço para aumento do estoque caso necessário. Isso porque, dependendo do tipo de produto e da estratégia da fábrica, podem existir períodos de pico na produção e, consequentemente, dos produtos em estoque.

Então, se atualmente a empresa tem um armazém próprio, mas está em plena expansão, o estudo de ampliação do espaço certamente levará para a contratação de um armazém terceirizado visto que o fornecedor de serviços de armazenagem já terá estrutura e profissionais capacitados.

Localização e acesso

As transferências, coletas e entregas de matérias-primas, equipamentos e produtos acabados entre fornecedores, fabricante, distribuidores e clientes, estão diretamente ligadas à redução ou aumento de custos.

Usando o mesmo exemplo citado acima, se a empresa tem um armazém próprio, que em geral fica dentro ou perto da fábrica, e precisa ampliar seu estoque, o mais indicado é terceirizar o armazém escolhendo estrategicamente a melhor localização entre os pontos de coletas e entregas.

Dessa forma, é fundamental que a estratégia adotada considere a localização e a facilidade de acesso ao Centro de Distribuição.

A GAT Logística, por exemplo, tem seus armazéns localizados às margens das rodovias Ayrton Senna e Dutra e está estrategicamente localizada no eixo Rio-São Paulo.

Peça um Projeto Clicando Aqui!

Tecnologia e experiência

A gestão logística bem executada depende de um planejamento adequado do controle de estoque considerando o recebimento, a movimentação, a armazenagem, a separação (picking), a expedição e o inventário.

Sendo assim, e para não incorrer em erros comuns dos processos manuais, todas essas etapas do processo são mais bem realizadas por meio de processos automatizados e sistemas de tecnologia como o WMS (warehouse management system) que é o Sistema de Gestão de Estoques (saiba mais sobre gestão de estoque lendo O Papel do Operador Logístico) e controla as entradas e saídas de mercadorias, além de consolidar a gestão fiscal.

No entanto, apenas o uso de sistemas tecnológicos avançados por si só não é eficaz. O resultado satisfatório virá com planejamento, metodologia e controle adequados, realizados por equipe especializada com know how comprovado.

Veja, também, o que é um armazém próprio, terceirizado ou contratado e o que é a logística in house:

Armazém próprio

É o espaço de armazenagem próprio da empresa dona das mercadorias armazenadas. A gestão do estoque e do centro de distribuição é feito pela própria empresa que contrata funcionários para realizar as atividades. Além disso, a manutenção do armazém e dos processos implica em treinamentos constantes e sistemas de segurança adequados.

Armazém terceirizado

Nos formatos de armazém geral ou filial, a terceirização do armazém é uma forma de delegar a gestão completa para um operador logístico com experiência em todas as etapas do processo desde o projeto, planejamento, controle de entradas, saídas e inventários.

A empresa contratada tem profissionais capacitados, equipamentos e tecnologia necessários ao bom desempenho das atividades. Além disso, as licenças, temperatura e umidade, organização e segurança, e operação 24/7 são de responsabilidade do operador logístico.

Com isso, a contratante atua de forma mais estratégica no negócio, deixando a logística para a empresa especializada.

In House (serviço de armazenagem in house)

As operações de Logística In House, ou o serviço de armazenagem in house, são executadas no armazém próprio do cliente. Ou seja, o operador logístico contratado leva o time treinado, equipamentos e tecnologia para dentro da estrutura do cliente.

A principal vantagem do In House é o uso do espaço que empresa já tem e a contratação de todo know how para realização do planejamento e execução dos processos de recebimento, acondicionamento e armazenagem, além da separação e expedição de produtos dentro das instalações próprias.

A GAT Logística presta o serviço de logística in house com atendimento personalizado e a mesma garantia de qualidade dos processos com controle de estoque e acuracidade de inventário de 99,9%.

Peça um Projeto Clicando Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *