Hoje, 20 de janeiro, é celebrado, no Brasil, o Dia do Farmacêutico. A data reforça a atuação desse profissional de saúde em diferentes áreas e setores da economia. Dentre os mais de 70 ramos de atuação do profissional de farmácia existe o papel desempenhado pelo farmacêutico nas Operações Logísticas.

Sendo assim, as atribuições do farmacêutico na cadeia de suprimentos envolvem acompanhamento e cumprimento das legislações sanitárias relativas as atividades logísticas de produtos de interesse a saúde. O profissional também implementa e cuida do Sistema de Gestão da Qualidade e das boas práticas farmacêuticas para armazenagem e transporte de carga farmacêutica.

Ele é, ainda, o responsável por orientar a equipe de operações logística e inspecionar, por meio de auditorias internas, as condições estruturais para garantir a conservação adequada dos produtos farmacêuticos. As respectivas licenças e o acompanhamento da legislação são aplicados a fim de manter a estabilidade dos produtos.

Portanto, para atuar com produtos de interesse à saúde e obter as licenças necessárias o operador logístico deve, obrigatoriamente, ter em seu quadro de funcionários o farmacêutico responsável. A GAT Logística tem a presença constante desse profissional nas operações logísticas dos clientes da indústria farmacêutica, mesmo quando a legislação preconiza apenas uma carga horária mínima.

Logística farmacêutica

A operação logística farmacêutica é parte fundamental da cadeia de medicamentos, já que atua desde a armazenagem e distribuição de insumos e matérias-primas da indústria farmacêutica até o produto acabado. Essa atividade contribui para gerar valor ao produto destinado ao consumidor final.

Sendo assim, e por zelar pelas boas práticas, a GAT mantém atuação ativa da farmacêutica Jackeline Laruccia, gerente de SSMAQ e responsável técnica na GAT há 11 anos.

Jackeline Laruccia, gerente da Qualidade na GAT Logística

Segundo Jackeline o profissional, que atua com logística farmacêutica, é o responsável tecnicamente por garantir que todo cuidado gerado na indústria farmacêutica seja mantido durante as operações logísticas:

“O papel do farmacêutico nas operações logísticas é garantir o cumprimento dos requisitos legais e de boas práticas durante a armazenagem no centro de distribuição, durante a armazenagem em trânsito por meio de transporte até o destino”, explica.

A GAT atua com todas as licenças operacionais, de armazenagem e transporte de produtos químicos, fármacos, correlatos e inflamáveis. É certificada SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) há oito anos e se prepara para a certificação ISO 9001.

 

Quer saber mais sobre o papel do Operador Logístico? Clique e conheça

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *