A coluna ‘Quem faz a GAT’ dessa semana apresenta o papel do profissional de compras nos serviços de transporte e logística e armazenagem. O boomeranger Paulo Francisco dos Santos, comprador júnior, mostra sua trajetória e expectativa para o futuro.

Com uma experiência de 20 anos no setor de compras, Paulo Francisco dos Santos, chegou há um ano e nove meses para somar no time administrativo e financeiro da GAT Logística.

Formado em administração de empresas, com cursos de auditoria de qualidade e técnico em negociação de compras, Paulo tem uma visão aprofundada e interessante do papel de compras nas empresas. “Nosso papel tem reflexo direto nos resultados de negócios. Devemos atuar para escolher fornecedores de produtos e serviços com o padrão de qualidade desejado, que tenham o excelente prazo de entrega e a melhor condição de pagamento, considerando o melhor custo-benefício. Dessa forma, seremos mais competitivos dentro do mercado de Operadores Logísticos.”

Na trajetória profissional, que já completa 34 anos, Paulo teve passagens por empresa de transporte de máquinas e equipamentos, também ficou muitos anos em uma grande empresa de embalagens onde passou por várias áreas e por compras. Mas, foi durante o trabalho em uma empresa de cabos e cordas que conheceu, por exemplo, a corda de caminhoneiro para amarração de cargas. Paulo brinca que a logística tem muitas particularidades, mas que a corda de caminhoneiro ele já conhecia.

Paulo Francisco é casado há 31 anos, tem quatro filhos e conta, com orgulho, que até hoje realiza sabatinas com os filhos para saber como estão evoluindo na vida e na carreira.

Atuação no departamento de Compras para transporte e logística

Paulo Francisco é comprador júnior e está sob o guarda-chuva do departamento administrativo-financeiro. Dentre as principais atividades estão justamente conseguir formar parceiros com alta qualidade para a cadeia de consumo interno das operações logísticas.

Isso significa dizer que é um campo bem amplo que vai desde suprimentos de escritório, passando por viagens, até materiais essenciais para operação, como por exemplo negociação para a compra de combustível.

Ou seja, compras está envolvido em todos os processos, desde a locação de equipamentos até parafusos para a matriz e todas as filiais GAT Logística.

É um trabalho intenso e interessante que tem foco na redução de custos. Manutenção da frota é uma grande parte desse trabalho, são mais de 300 equipamentos que só podem rodar nas estradas em perfeito estado de conservação e segurança”.

Dicas para quem deseja trabalhar com compras para serviços de transporte e logística

“O setor de compras é muito dinâmico, o profissional dessa área deve saber planejar e ter previsibilidade. Mas, também acontecem muitos imprevistos e, por isso, o interessado nessa área deve ter flexibilidade, jogo de cintura e ser bem detalhista”, comenta Paulo.

Eu e a GAT

“A GAT é muito ética. Esse é, inclusive, um dos itens da Carta de Valores da empresa e é um aspecto extremamente relevante para a função que desempenho. O cargo exige ética e transparência. E esses são valores que sigo à risca.

Procuro oferecer uma relação dinâmica e trazer o melhor para que a GAT se mantenha competitiva. Temos casos de produtos que sofrem muita variação de preço. Por exemplo, um parafuso pode variar de 40 centavos a 1,60 (preço de balcão), precisamos entender e conhecer essas particularidades. Porque, no final do dia, o volume adquirido pode gerar uma grande economia.”

Futuro

Paulo Francisco diz que tem como principal plano de carreira trabalhar até quando puder, contribuir para o crescimento da GAT e crescer com ela. Mas, claro, ele deseja seguir aprendendo e se desenvolvendo. “Gostaria de fazer uma pós-graduação em logística, já que compras é um braço da logística, desde a entrada do produto até entrega ao cliente.”

 

Saiba como é a função do Fiscal em operações de transporte e logística

 

Conheça a nova divisão Logística On Demand®, solução perfeita de Armazenagem para demandas ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *