A história dessa semana na coluna ‘Quem faz a GAT’ apresenta o papel do profissional que atua como assistente de segurança do trabalho no Transporte de Cargas. Alcides Santana, assistente de Segurança do Trabalho, conta sua trajetória e expectativa para o futuro.

O simpático Alcides Santana está sempre sorrindo. Mesmo nesses tempos de pandemia e obrigatoriedade do uso de máscaras dá para perceber nitidamente que o sorriso está ali debaixo da máscara.

Atualmente Alcides tem levado esse sorriso por toda a GAT ao passar diariamente pelas áreas para realizar a aferição de temperatura de cada Boomeranger. Claro que essa é uma atividade essencial nesse momento que estamos vivendo. Porém, Alcides desempenha um outro papel imprescindível junto do time de SSMA (saúde, segurança e meio ambiente) nas atividades do checklist, realizando a verificação e controle dos veículos que entram e que saem da matriz, em Guarulhos.

De alguma forma a carreira sempre esteve ligada à Segurança. A trajetória começou na área de segurança patrimonial, onde permaneceu por mais de 10 anos. Entrou na GAT há cinco anos para atuar no departamento de Frota como manobrista dos caminhões, abastecimento e lavagem dos carros.

Atuação na Segurança do Trabalho para o Transporte de Cargas

Há três anos no time de checklist do transporte rodoviário de cargas, Alcides contribui no controle e segurança dos motoristas e dos veículos. A missão é conferir as condições do caminhão, dos equipamentos de segurança do veículo como faróis, extintor, chave de roda, macaco e triângulo, entregar kits de emergência para produtos químicos.

Além disso, deve verificar a documentação do motorista e do carro, a licença ambiental, a situação geral do motorista, conferir se está de máscara e levando álcool gel.

Alcides comenta que na volta existe um procedimento de checagem é fundamental: “Preciso conferir o retorno do kit de emergência, a condição geral do caminhão e direcionar para reparos quando necessário.”

Então, caso identifique alguma avaria no caminhão, o assistente de Segurança do Trabalho imediatamente realiza os procedimentos para direcionar o veículo para os reparos no departamento de frota e orientar aos setores para que o carro não seja incluído nas programações até que esteja pronto para rodar novamente.

Dicas para quem deseja trabalhar com segurança do trabalho

“Jamais imaginei estar nessa função, mas quando a oportunidade apareceu eu abracei e gostei muito. Acredito que para atuar nessa área é muito importante ser comunicativo, ter paciência para instruir as pessoas e saber como falar, sempre sendo educado, mas persuasivo, afinal estamos falando de segurança”.


Eu e a GAT

Alcides conta que trabalhar na GAT é aprender todos os dias. “Aqui posso me desenvolver como profissional, tenho incentivo dos meus líderes Luan Barbosa e Robson Bonfim, além de muito apoio da gerente de SSMAQ, Jackeline Laruccia. A GAT é comprometida com o funcionário e esse é um valor que julgo importante.”

Futuro

Para o futuro Alcides deseja se aperfeiçoar com cursos na área da segurança do trabalho. “A GAT está crescendo, expandindo nas filiais e quero muito crescer junto.”

 

 

Saiba mais sobre a atendimento ao cliente em transporte e logística

Conheça a nova divisão Logística On Demand®, solução perfeita de Armazenagem para demandas ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *