Para saber mais sobre a carreira em processos fiscais da logística, hoje nossa convidada da coluna ‘Quem faz a GAT’ é a boomeranger  Adriana Rodriguesanalista Fiscal do departamento Financeiro.

A Adriana e o fiscal. Uma relação de mais de 20 anos que começou quando cursava técnico em contabilidade. Na ocasião precisou realizar um projeto escolar sobre processos fiscais e solicitou ajuda ao departamento fiscal da empresa onde era aprendiz. Após a conclusão do projeto com louvor, foi elogiada e convidada pelo gestor do departamento fiscal a fazer parte daquele time.

Desde então, Adriana Rodrigues, construiu e consolidou sua carreira na área fiscal voltada para logística, armazenagem e transporte. Tem vasto conhecimento da legislação e, por isso, atuou por um tempo como consultora no armazém geral da GAT Logística. Com isso, acompanhou o processo de implementação do sistema, viu a emissão da primeira nota do armazém geral e fez parte do crescimento e de todas as mudanças do armazém geral da GAT.

Atuação no departamento Financeiro da GAT

Hoje, Adriana faz acompanhamento e suporte aos departamentos, treinamentos e reuniões com clientes para explicar o funcionamento dos tramites fiscais.

Realiza a emissão de documentos fiscais, apuração e cálculo de tributos, elaboração de obrigações acessórias, interpretação e acompanhamento da legislação vigente.

Tendo como objetivo assegurar a correta aplicabilidade estabelecida pelos órgãos competentes, Adriana atua fornecendo as instruções que devem ser adotadas pela GAT a fim de cumprir as obrigações legais e para não sofrer sanções fiscais.

“É uma grande responsabilidade ficar atenta à legislação e, ainda, explicar didaticamente aos departamentos o porquê alguma ação não pode ser tomada”, explica.

Dicas para quem deseja trabalhar com processos fiscais da logística, transporte de cargas e armazenagem

Perguntada sobre que dicas daria a quem gosta da área e deseja trabalhar no setor fiscal de operações logísticas, Adriana indica desenvolver habilidades como interpretação da legislação, bom senso e mente aberta.

Além disso, é fundamental gostar de números, de leitura e interpretação dos textos para atuar da forma mais correta possível. “Nem tudo é escrito de forma explícita, por isso é importante saber ler nas entrelinhas e interpretar as leis.”

Eu e a GAT

Adriana comenta que sempre teve oportunidades dentro da GAT. “Cheguei com conhecimento de armazém, mas aqui pude aprender sobre transportes com apoio da diretoria que ajuda cada um a crescer.”

Responsabilidade e comprometimento são valores que ela considera imprescindíveis para atuar com as leis e esses são valores da GAT.

Futuro na área de processos fiscais da logística

Para o futuro próximo, Adriana deseja contribuir com a construção de um departamento fiscal na GAT, um projeto que já está nos planos da empresa. “Internalizar os serviços de obrigações acessórias é um dos itens estratégicos de melhorias para aérea fiscal, já que a GAT cresceu bastante nos últimos anos. Dessa forma teremos ainda mais agilidade nas obrigações fiscais”.

Conheça a nova divisão Logística On Demand, solução perfeita de Armazenagem para demandas ágeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *