Brigada de Incêndio 2020

Um dia inteiro dedicado ao aprendizado de procedimentos de Prevenção e Combate a Incêndios e Primeiros Socorros. Esse foi o foco do curso realizado no último dia 8 de fevereiro para a formação de novos brigadistas na GAT Logística.

A atividade é organizada anualmente pela equipe de SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente em cumprimento da Lei Federal 6.514, ao Decreto Estadual 56.819/2011, a IT 17 e a NBR 14276.

Este ano o curso foi ministrado pelo bombeiro civil Francisco Salviano, da FSL Corporation , que aplicou oito horas de teoria e atividades práticas para 74 colaboradores de todos os setores da GAT Logística. Os principais temas abordados foram: função das brigadas de incêndio e de emergência, aspectos legais, teoria e propagação do fogo, classes e métodos de extinção de incêndio, equipamentos, plano de abandono e primeiros socorros.

Atividades envolvidas na formação dos brigadistas

Assim que chegaram os participantes tomaram um café da manhã reforçado e seguiram para o treinamento teórico que começou com exercícios leves de descompressão, massagem e quebra gelo.

A excelente didática usada pelo treinador Francisco fez com que o denso conteúdo de quatro horas fosse compreendido por todos. As atividades práticas envolveram técnicas de reanimação cardiopulmonar, procedimento de avaliação de uma situação de emergência, combate a incêndios, uso dos diferentes tipos de extintores, montagem e uso de hidrantes.

Equipe SSMAQ, da GAT Logística, com Francisco Salviano, da FSL Corporation

Segundo Luan da Silva Barbosa, técnico em Segurança do Trabalho da GAT Logística, o conteúdo do curso de formação de novos brigadistas na GAT Logística é de enorme valor:

“A formação dos brigadistas é um legado deixado pela GAT. O conhecimento adquirido pelos colaboradores é extremamente importante, pode salvar vidas, e cada um vai levar por toda vida”, explicou Barbosa.

Além da capacitação anual a equipe de brigadistas participa, mensalmente, de reuniões de alinhamento dos conhecimentos, sessões práticas dos procedimentos de segurança e estudo do plano de abandono dos prédios.

Estrutura GAT Logística

Nesses 25 anos de atuação, a GAT Logística manteve constantes investimentos em sistemas de segurança e aquisição de equipamentos. É certificada SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) e atua com todas as licenças operacionais, de armazenagem e transporte de produtos químicos, fármacos, correlatos e inflamáveis. Conta também com um sistema de combate a incêndio e sprinklers por toda extensão dos armazéns até as docas de recebimento e expedição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *