O segmento de óleo lubrificante aponta para uma distribuição de produto acabado de forma mais consolidada, por meio de distribuição a granel. As empresas que se enquadrarem nesse sistema estarão à frente nesse mercado competitivo.
A perspectiva parte dos gerentes de projetos, Marcos de Mattos Serrano, e de Novos Negócios, Carlos Pereira, da GAT Logística, que acreditam haver a curto prazo uma completa mudança na concepção de distribuição de óleo lubrificante no Brasil. Entre elas, o modelo de movimentação e distribuição, controle de inventário, armazenagem e principalmente premissas fiscais e comerciais.
“Esta mudança visa, evidentemente, a melhoria nos custos de produção e distribuição, além de aspectos de segurança e responsabilidade ambiental. Ou seja, serão menos embalagens, menos insumos, menos descarte”, pontua Marcos Serrano.
Seguindo essa forte tendência no setor, de operações logísticas mais sustentáveis, a GAT Logística pretende expandir os negócios no transporte de óleo lubrificante a granel, logo nos próximos meses. Atualmente, a empresa realiza operações de distribuição a granel no interior de São Paulo e em breve com a distribuição a granel na região metropolitana de São Paulo.
“É possível notar o crescente número de postos e revendedores que possuem uma estrutura, ainda que iniciante, de armazenamento e comercialização de produtos a granel. Algumas empresas do setor, inclusive, estão em processo adiantado em relação a outras, mas em alguns anos todas estarão ajustando seus processos logísticos para se manterem competitivas no mercado de distribuição de lubrificantes” comenta Carlos Pereira.
Devido às restrições cada vez mais rigorosas de veículos de carga nos grandes centros comerciais, Marcos afirma que distribuir óleo lubrificante na região metropolitana de São Paulo se tornou um desafio, especialmente o transporte de distribuição fracionada do produto ao cliente final.
Vale destacar que a GAT Logística realiza, regularmente, a reengenharia de processos para manutenção de seus negócios com políticas de saúde, segurança e meio ambiente. “O objetivo é atender o nível de exigência das grandes empresas do setor, entre elas Ipiranga, Shell, Total Lub, YPF, e a distribuição a granel surgiu através destes projetos em conjunto com os nossos clientes”, informa Carlos Pereira.
Atualmente, a GAT possui uma frota com 130 veículos próprios e 80 veículos de frota agregada com certificação SASSMAQ atuando nos segmentos de óleo lubrificantes, químicos, bens de consumo e farmacêutico atendendo a diversos perfis de entregas.